quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

pesquisa = "Os jovens do bairro pantanal sa sentem motivados a ingressar no mercado de trabalho

ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL BEATRIZ DE SOUZA BRITO
PROJETO TOPAS
ATIVIDADES INTEGRADORAS
TURMA 84








OS JOVENS DO BAIRRO PANTANAL, SE SENTEM MOTIVADOS A INGRESSAR NO MERCADO DE TRABALHO?






FÁBIO JUNIOR ZUIRTES Nº10
JAIR JOSE BUENO JUNIOR Nº12
PAULO RICARDO DA CUNHA Nº19
MAYCKON TAVARES DA SILVA Nº17






FLORIANÓPOLIS, 29 DE NOVEMBRO DE 2007.
ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL BEATRIZ DE SOUZA BRITO
DISCIPLINA:ATIVIDADES INTEGRADORAS
PROFESSORA: RAQUEL LEHMKUHL
TURMA: 84
EQUIPE: FÁBIO JUNIOR ZUIRTES Nº10
JAIR JOSE BUENO JUNIOR N°12
MAYCKON TAVARES DA SILVA N°17
PAULO RICARDO DA CUNHA Nº 19








OS JOVENS DO BAIRRO PANTANAL, SE SENTEM MOTIVADOS A INGRESSAR NO MERCADO DE TRABALHO?










FLORIANÓPOLIS, 29 DE NOVEMBRO DE 2007.




Sumário
INTRODUÇÃO 4
DESENVOLVIMENTO 5
JUSTIFICATIVA 5
ADOLESCÊNCIA E SUAS DIFICULDADES 5
CRISE DA ADOLESCÊNCIA 6
O QUE É MOTIVAÇÃO? 6
LEI DO PRIMEIRO EMPREGO 6
CONCLUSÃO 8


INTRODUÇÃO

Nesse trabalho, buscamos responder a problemática elaborada pela nossa equipe “Os jovens do bairro Pantanal se sentem motivados a ingressar no mercado de trabalho?”.
Para atingir nosso objetivo vamos pesquisar em livros, revista, internet e entrevista com pessoas que moram no bairro Pantanal.
Nos sites e em livros da biblioteca pesquisaremos conceitos, como: adolescência, definição, seu desenvolvimento e suas dificuldades, justificativa, o que é motivação, a lei do primeiro emprego, já para resolver as dúvidas relacionadas aos jovens do nosso bairro iremos realizar uma entrevista com questões fechadas.
DESENVOLVIMENTO
JUSTIFICATIVA

Nosso grupo resolveu estudar essa questão, por que trabalhar é muito importante, mas nem sempre é fácil conseguir o primeiro emprego.
Nós, sendo moradores do bairro Pantanal nos sentimos motivados a trabalhar, mas muitas vezes nós não trabalhamos por falta de oportunidade.
Sabemos que existem vários projetos para o jovens que buscam o primeiro emprego mas nós, sendo menores de idade não conseguimos uma boa oportunidade no mercado de trabalho.
Algo que motiva os jovens é a idéia de receber um salário e com ele o poder obter as suas coisas sem precisar pedir a alguém, e também com o salário poder ajudar a família. Com o trabalho os jovens começam a ter mais responsabilidades e dar mais valor a tudo que pode obter.


ADOLESCÊNCIA E SUAS DIFICULDADES



A adolescência é um momento da vida que todo o ser humano passa, sendo que essas duas características do humano tem interpretado o significado diferentes.
E segundo o Estatuto da criança e do adolescente: é a faixa etária dos 12 a 18 anos de idade, já para o Organização Mundial da Saúde, compreende a faixa etária entre os dez e vinte anos de idade.
Os jovens dessa faixa etária nem sempre tem a assistência necessária para enfrentar as barreiras sociais, psicológicas, biológicas e culturais que enfrentam.
Os aspectos da adolescência “ crescimento, maturação sexual e comportamento da puberdade”.
É enquanto as definições psicológicos e sociais, os jovens começam a perceber as mudanças, começam a ter responsabilidades, começam a ser visto no mercado de trabalho.
As dificuldades dos jovens são o transporte. Por que muitas vezes onde a emprego os jovens moram longe, e não tem como ir, também o vale transporte e o vale alimentação e outras coisas mais.
O medo do jovens é de não agüentar, e decepcionar seu patrão e ser demitido, medo de não ter responsabilidade, medo por que nuca teve uma experiência no mercado de trabalho.
Os tipos de trabalho muitas vezes esses trabalhos são pesados, e não ganham um bom salário.
A formação, é o jovens estudam, param de estudar e depois tem vergonha de voltar a estudar.
As dificuldades: São os estudos incompletos, irresponsabilidade de alguns jovens, que levam a o empregador a achar que todos são iguais e não contratam.
Trabalho: O trabalho pode ser regular com um salário regular.
Pode também pode ser um trabalho pesado e um salário pior ainda.

CRISE DA ADOLESCÊNCIA



Para que ocorre a crise na adolescência são necessários um certo nível de desenvolvimento intelectual, que ocorra na puberdades quando há um certo crescimento físico somado às pressões sociais, que levam o adolescente, além das mudanças físicas a o adolescente adquirir também a capacidade de fazer as operações formais e raciocinar. O pensamentos formal constitui a capacidade de refletir do seu próprio pensamentos e dos pensamentos dos outros, permitindo formular hipóteses, conceder teorias e cooperar com as profissões.
É fundamental que ocorra melhoria do jovem tendo possibilidade para a tomada de decisões principalmente de ordem escolar e profissional.

O QUE É MOTIVAÇÃO?

É ser feliz e levar a vida de outra maneira. É conquistar respostas e superar obstáculos e acreditar na sua força de vontade.
Sendo assim, motivação é, segundo o dicionário, a força que leva a pessoa a fazer uma atividade.
Motivação está ligado ao que realmente você quer da vida, seus motivos são pessoais, não tem como escapar de sua cabeça ou de seu coração, logo, seus motivos são abstratos, só têm significado na sua vida, por isso é algo tão próximo dela, porque vêm de dentro.
O grande problema é definir os motivos verdadeiros, o que você realmente quer para dar significado a sua luta diária.
Ou seja, motivação é quando a pessoa está com vontade.


LEI DO PRIMEIRO EMPREGO

A lei nº 10.940, oferece mais benefícios que a lei anterior, a lei nº10.748.
No mínimo 70% dos empregos criados no plano do P.D.P.E., serão preenchidos por jovens que não tenham concluído ainda o ensino fundamental e médio.
Isso quer dizer que a maioria dos jovens não tem muito estudo e sem estudo o jovem não consegue um bom emprego.
A lei atende os jovens de 16 a 24 anos de idade que estejam estudando, que não tenha tido vínculo empregatício anterior e que sejam membros de família com renda per capita de até meio salário mínimo.
Para nós do grupo a lei do primeiro emprego para os jovens, além de preparar os jovens para o trabalho nas empresas, oferece uma bolsa auxílio.
A lei do primeiro emprego foi criado para: vincular as ações dirigidas à promoção da inserção de jovens no mercado de trabalho e sua escolarização e também fortalecer a participação da sociedade e a formulação de políticas e ações de emprego e renda.
A criação de postos de trabalho para os jovens ou prepará-los para o mercado de trabalhos e o mercado de trabalho atenderá a jovens com idade de 16 a 20 anos.
Para nós jovens que temos alguma ocupação ou profissão a realidade é menos dura: embora somente 41% tenha sido absorvido pelo mercado de trabalho, 82% do universo estão de alguma forma trabalhando e conseguindo renumeração mensal fixa ou variável.




CONCLUSÃO

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